.

Associação Comercial promove debate sobre projeto de revisão do IPTU de Porto Alegre

Durante o Bom Dia Associado ocorrido na manhã desta terça-feira (23/04), promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre, o vereador Ricardo Gomes apresentou alguns pontos que sustentam a contrariedade sobre o projeto que prevê reajuste do IPTU de Porto Alegre.  Associação Comercial dispõe em seus estatutos ser contra qualquer aumento de imposto.

 

No encontro o parlamentar pediu que o empresariado se una para convencer os vereadores favoráveis a votação, no sentido de mostrar que é uma carga que o empresário não consegue suportar. “Toda a cadeia produtiva será prejudicada com essa revisão, por que quem fomenta o desenvolvimento da economia através da oportunidade de empregos, que é o empresário, e esse terá que escolher entre os impostos, folha de pagamento ou décimo terceiro salário de seus funcionários”, completa Ricardo Gomes.”

 

Segundo o vereador, as distorções no IPTU existem. Uma casa no bairro Restinga paga o mesmo imposto de uma casa no bairro Bela Vista. Esta situação ocorre em imóveis localizados no mesmo bairro e mesma rua. Outro ponto que chama a atenção no projeto é a questão de não ter ocorrido a revisão da planta, o que não significa que não houve a revisão do IPTU, por que houve a revisão do imposto.

 

Outro fator destacado pelo presidente da Associação Comercial, Paulo Afonso Pereira é a forma com que a prefeitura se utiliza para cobrar os impostos em atraso, via cartório. Isto só prejudica ainda mais o desenvolvimento dos negócios. “Essa atitude inviabiliza a continuidade da empresa, o que impede o empresário de realizar qualquer tentativa de negociação e quitação dos seus compromissos.”, completa o presidente.  

 

O parlamentar aponta o caminho da redução de despesas para evitar o aumento de impostos de uma forma geral, e reitera que os valores pagos até o momento referentes ao IPTU foram os que estavam em lei, portanto ninguém está em divida com o município.  

 

O Bom Dia Associado é uma oportunidade para tornar marcas conhecidas entre um público seleto, com o poder de tomar decisões nas empresas. Os convidados desse evento são empresários e executivos de companhias de setores e portes diversos. Realizado mensalmente no Palácio do Comércio, se tornou ponto de referência para executivos que participam com a finalidade de trocar informações entre si, buscar novos conhecimentos no mundo empresarial, além de promover networking para futuras parcerias e negócios.