Como empreender com inteligência emocional

Na palestra “Inteligência emocional para empreender”, Mileine Vargas começa questionando a razão de algumas pessoas conquistarem o sucesso e outras, não.  E responde: é necessário questionar todas as crenças. “As pessoas podem libertar a mente através de mudanças de crenças e atitudes, e, assim, agir para transformar realidades.” Mileine foi a palestrante do Bom Dia Associado, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre nesta quinta-feira, 25/7.

Para ela, o desafio interno mais importante é a gestão de pessoas. “As pessoas não são homogêneas e temos que aceitar a divergência. No entanto, isso mexe com o ego, medo e provoca insegurança. Hoje, líderes inflexíveis não têm mais espaço.”

Mileine observou que não adianta desejar um mundo perfeito ou pessoas perfeitas para encaixarem-se no seu mundo. “Quando mudamos as nossas percepções e buscamos mais escolhas para sermos mais flexíveis diante do que ocorre nas nossas vidas, estamos evoluindo e desenvolvendo nossa inteligência emocional.”

Para isso, conforme ela, é necessária a busca de conhecimento que falta. “A Programação Neurolinguística é uma ciência que tem o princípio de estudar como processamos e entendemos o mundo e desenvolvermos novas e melhores escolhas de estados emocionais para atingirmos os resultados que desejamos em qualquer área das nossas vidas. Assim, você usará toda a sua inteligência a seu favor.”

Mileine Vargas tem formação completa em Programação Neurolinguística no Brasil e Practitioner pela Universidade da PNL nos EUA. A PNL é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criada por Richard Bandler e John Grinder na Califórnia, na década de 1970. Também é Hipnóloga, analista DiSC – baseada na maximização da performance humana -, e Inteligência Emocional. É autora do livro “O dia que me demiti”.