Presidente da ACPA participa da inauguração da agência da Credicapital

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, participou na noite de terça-feira, 1/10, da inauguração da primeira agência em solo gaúcho da Cooperativa Credicapital, com sede em Cascavel (PR).  A 22ª agência da cooperativa está localizada na Avenida Carlos Gomes, operando no sistema coworking, onde os associados têm espaço para trabalharem usando a infraestrutura do local.

Em seu pronunciamento, Pereira falou da importância da entrada no mercado gaúcho da cooperativa Credicapital. “A concentração do mercado de crédito brasileiro atinge diretamente o empreendedor que precisa de capital para manter sua empresa. Os cinco maiores bancos – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander – concentraram 84,8% do mercado de credito em 2018.” E complementou: “Mesmo com a taxa básica de juros, a Selic , em sua mínima histórica, 5,5% ao ano, não há redução significativa dos juros bancários na ponta.”

No oeste do Paraná, a cooperativa atua em 19 municípios com 21 postos de atendimento. A unidade gaúcha é a primeira fora do Estado de origem. Associada ao Sicoob, maior sistema de cooperativas de crédito do país, a Credicapital fechou 2018 com 30 mil associados e distribuiu R$ 12 milhões.

As cooperativas do Sicoob são instituições financeiras sólidas, regulamentadas pelo Banco Central, e que oferecem todos os serviços e produtos de um banco, só que de um jeito diferente. No Sicoob, o associado não é apenas um cliente especial, ele também é dono e participa dos resultados e nas tomadas de decisões.

Fundada em 2001 na Associação Comercial de Cascavel, a Credicapital é presidida por Guido Bresolin Junior, filho de gaúchos que imigraram em 1960. A cooperativa planeja abrir 16 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul, sendo seis em Porto Alegre.