O último MenuPOA Online do ano, realizado nessa terça-feira (08/12), teve como convidado o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo. A live “Os Desafios para Porto Alegre – As primeiras medidas” foi conduzida pelo presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira.

Durante o evento, o parlamentar falou sobre a importância do equilíbrio entre a economia e a cidade. Segundo Melo, a cidade já sofreu duras consequências com os negócios fechados em razão da pandemia. “Estamos vendo o empobrecimento da cidade no sentido mais amplo da palavra”, completou.

De acordo com Sebastião Melo, a pretensão como governo eleito a partir do dia 1° de janeiro é equilibrar a responsabilidade entre a saúde e a vida econômica de Porto Alegre. “Não pretendemos fechar a cidade, pretendemos ter a capacidade para talvez aumentar leitos nas Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para a COVID-19”, enfatizou o prefeito eleito.

Outro ponto evidenciado foi a preocupação com a transição, que está em andamento entre a sua gestão e a atual. Melo afirmou que a população precisa estar ciente que muda a gestão, mas os desafios continuam, e o primeiro apontado por Sebastião é fazer uma transição da saúde muito segura.

Na área empresarial, as primeiras medidas serão nos tributos. De acordo com Melo o primeiro desafio como prefeito eleito será enviar para a Câmara de Vereadores o cancelamento do aumento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). “Penso que é uma contribuição que a prefeitura está dando para reaquecer a economia”, declarou o parlamentar.

Ainda na área de tributos e auxílio ao empresariado, Melo anunciou que está nos planos o parcelamento do ISS e IPTU para quem não conseguiu pagar estes impostos durante a pandemia. A regulamentação da liberdade econômica, que vai trazer mais facilidades para a reabertura e manter os negócios e o transporte coletivo também estão entre os assuntos tratados para a sua gestão.

A inovação é outro tema que está como prioridade na agenda do prefeito eleito. De acordo com Melo, a inovação é uma das ferramentas para o desenvolvimento da cidade. “Já temos agenda com a PUC, Unisinos e UFRGS junto com o movimento Pacto Alegre para que possamos potencializar esse setor na nossa gestão. A prefeitura precisa cada vez mais digitalizar seus serviços”, revelou Sebastião Melo, que completou: “Não há mais espaço para contratar servidores. A máquina precisa ser mais eficiente com os servidores que estão contratados”, finalizou.

Atento às dificuldades encontradas pelas escolas com o distanciamento social motivado pela COVID-19, e que impossibilitou as aulas presenciais, Sebastião Melo disse que a educação é outro desafio enorme. “Temos que terminar o calendário desse ano e ter um calendário para começar o ano com o pé direito”, idealizou o parlamentar.

O prefeito eleito reforçou que será um gestor de muito diálogo. “Espere de nós muito equilíbrio. Precisamos muito da colaboração, de boas ideias e de apontamentos da Associação Comercial”, considerou.

O presidente da ACPA retribuiu a confiança. “Você é uma pessoa experiente e conhece a cidade como poucos. Eu tenho a certeza que vai acertar. O teu olhar é amplo, e faz uma boa dupla com o Ricardo Gomes, que é uma pessoa extraordinária”, finalizou o Paulo Afonso Pereira.

O MenuPOA Online pode ser conferido na integra através do perfil da ACPA no Facebook @associacaocomercialdepoa.

Publicado em: 10 de dezembro de 2020

Remodelação do Centro Histórico em pauta

Durante almoço realizado no Palácio do Comércio, sede da Associação [...]

13 de maio de 2021