O grupo jurídico da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou a primeira edição do Diálogo Jurídico, nesta quinta-feira (06/08), através de live pelo Facebook.

Com o tema “Recuperação judicial em tempos de pandemia”, o evento teve como convidados para debater o assunto, os desembargadores Jorge Luiz Lopes do Canto e Ney Wiedemann Neto e contou com a mediação da advogada e coordenadora do Grupo Jurídico da ACPA, Ana Cláudia Redecker. Ela explica que a ideia do grupo em convidar os desembargadores para dialogarem sobre o tema teve como objetivo mostrar a visão de quem conduz os processos. “Sabemos que a decisão pela recuperação judicial não é fácil, gera insegurança sob vários aspectos, dentre elas, como o Judiciário enxerga o empresário em crise”, explicou a advogada.

Segundo dados da Secretaria de Política Econômica (SPE), a pandemia pode triplicar o número de pedidos de recuperação judicial no Brasil nos próximos meses. O dado se refere ao cenário mais pessimista, no qual 3.513 empresas entrarão para o regime, 216% a mais do que num cenário sem crise, no qual seriam esperados 1.110 pedidos.

De acordo com a coordenadora do Grupo Jurídico da ACPA, a recuperação judicial é uma das ferramentas que pode permitir ao empresário readequar o negócio à nova realidade causada pela COVID-19, uma vez que dívidas e compromissos podem ser renegociados para pagamento de acordo com as possibilidades financeiras atuais da empresa, dentre outras prerrogativas.

O último levantamento da Boa Vista, empresa de informações de créditos, aponta alta de 68,6%, em maio, no número de pedidos de recuperação judicial na comparação com abril. Houve também um crescimento dos pedidos de falência de 30% frente ao mês anterior. Os dados representam o impacto sofrido pelas empresas no período de quarentena, quando somente os serviços essenciais continuaram em operação.

Confira abaixo as datas pré-agendadas das próximas lives, cujos temas serão divulgados oportunamente:

17/09;

22/10;

03/12;

O evento pode ser conferido na integra através do perfil da Associação Comercial de Porto Alegre no Facebook @AssociacaoComercialDePOA. 

Publicado em: 6 de agosto de 2020

Compartilhar:

Recomendados:

17 de setembro de 2020

Deixe-nos empreender

A Associação Comercial de Porto Alegre, fiel a seus propósitos ao longo dos [...]


Ler mais
17 de setembro de 2020

Diálogo Jurídico aborda Negociações e Contratações em tempos de pandemia.

O Grupo Jurídico da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou, [...]


Ler mais
3 de setembro de 2020

ACPA promove MenuPOA e P@po Online na última quinzena do mês de agosto

Desde do início da pandemia, a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) [...]


Ler mais