A Associação Comercial de Porto Alegre tradicionalmente participa de fóruns municipais de assuntos que são de interesse da ACPA, dos associados e da comunidade. Atualmente, a entidade participa de 15 fóruns com a participação dos vice-presidentes, diretores e do presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira.

Os Conselhos Municipais são constituídos com representação mista, ou seja, através de indicações pela Prefeitura de Porto Alegre e outros pela sociedade civil. Dentro da sociedade civil existem instituições que são permanentes, como, por exemplo, as universidades no COMCET (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia). A ACPA entrou no Conselho por eleição com vigência de dois anos, com reeleição ou não.

Membro do Conselho Superior da ACPA e representante da entidade no COMCET, Gunther Staub salientou que o Conselho exerce o papel consultivo. “Não tem o papel de executivo e não é deliberatório”, esclareceu.

“A nossa participação é no sentido de contribuir com sugestões e discussões a respeito de temas importantes e necessários para o desenvolvimento da cidade. Atualmente, participamos de 15 fóruns, dando sempre a nossa contribuição e vendo a forma como a administração pública trata desses assuntos”, explicou o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira.

Staub relatou que o Conselho mantém um relacionamento com uma escola pública municipal por meio do seu diretor. “São feitas muitas trocas de ideias na tentativa de encontrar soluções para as dificuldades, principalmente durante a pandemia”, revelou Staub, que complementou: “Alunos de baixa renda com depressão foram beneficiados com a criação de um comitê com profissionais da escola para apoiar esses alunos”.

Quem tiver interesse em abordar questões específicas relacionadas aos órgãos municipais, a ACPA está à disposição para auxiliar na interlocução. Podem entrar em contato com a ACPA através do email: acpa@associacaocomercialpoa.com.br

Publicado em: 10 de junho de 2021

10 de junho de 2021

A retomada da economia está sendo gradativa e ainda com alguma lentidão. [...]