A Associação Comercial de Porto Alegre promoveu a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho. A edição desse ano homenageia o empresário Humberto Ruga, presidente do Conselho Superior da entidade. O evento, transmitido pelo Facebook e YouTube da ACPA (Clique aqui para assistir), aconteceu no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial, de forma híbrida, com a participação dos agraciados e convidados.

O prêmio tem como objetivo reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e colocaram a cidade como protagonista, bem como homenagear em vida um dos mais relevantes empreendedores do Brasil, o empresário gaúcho Paulo Vellinho. O nome do empresário permanece no prêmio e a cada edição o reconhecimento será concedido para uma pessoa com representatividade no mundo corporativo ou ligado à Associação Comercial.

Anual, o prêmio contou em sua nova edição com oito categorias: Empreendedorismo, Inovação & Tecnologia, Marketing & Comunicação, Política, Serviços, Terceiro Setor, Turismo, Varejo. Além destas, a categoria Fora da Curva foi revelada no final da premiação, a qual agraciou Laura Bier Moreira, empresária e criadora da plataforma de conteúdo @roubadinhas.

O presidente da Associação Comercial, Paulo Afonso Pereira, revelou que o Prêmio ACPA era um dos objetivos já na sua primeira gestão. Falou ainda sobre a repercussão da primeira edição pela qual os agraciados continuam recebendo os méritos pela premiação conquistada. “Recebo com frequência relatos dos empresários dizendo que, após a honraria, seus negócios prosperaram e ganharam o reconhecimento de seus consumidores. Esse, como falei, é o objetivo desse prêmio: mostrar os negócios que fazem a diferença e recebam o reconhecimento merecido”, destacou Pereira.

Suzana Vellinho, filha do empresário Paulo Vellinho leu durante a cerimônia uma mensagem escrita pelo pai aos agraciados. Vellinho falou da alegria e satisfação de ver sendo realizada a segunda edição do Prêmio Paulo Vellinho na centenária ACPA. “Sinto-me, sobretudo, honrado por ser destacado com meu nome em um prêmio que realça o empreendedorismo e a inovação de bravos profissionais. Profissionais criativos, que não temem o risco de investir e trabalhar no Brasil e que contribuem para o crescimento de nossa Porto Alegre”, enfatizou.  Vellinho completou: “Os premiados desta edição fazem parte daqueles que, com seu trabalho, enriquecem o patrimônio de uma sociedade. Merecem o reconhecimento da sociedade, neste caso, representada pela ACPA, que é capaz de homenagear suas lideranças”.

Confira os vencedores da 2° edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Humberto Ruga:

Empreendedorismo: Cais Embarcadero

Inovação & Tecnologia: José Renato Hopf, Cofounder e CEO da 4all Tecnologia

Marketing & Comunicação: Fernando Albrecht, colunista do Jornal do Comércio

Política: Felipe Camozzato, Vereador de Porto Alegre (Partido NOVO)

Serviços: Feira Mercadão do Produtor

Terceiro Setor: SOS – Casas de Acolhida

Turismo: Adriane Hilbig, Presidente Executiva da Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

Varejo: Eugenio Pretto Correa, Diretor Regional Sul da DC SET Promoções e Sócio Gestor do Cais Embarcadero

Fora da Curva: Laura Bier Moreira, empresária e criadora da plataforma de conteúdo @roubadinhas

Os Homenageados

Paulo Vellinho

Com uma longa e empreendedora trajetória de mais de 60 anos, Paulo Vellinho participou ativamente do processo de industrialização do País neste período. Entre os destaques de sua caminhada profissional está a liderança à frente da Springer, a partir dos anos 50, empresa vencedora num competitivo mercado, mesmo localizada no extremo Sul brasileiro.

Humberto Luiz Ruga

Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é diretor do Grupo UNIDOS. Em entidades empresariais, atua como Presidente do Conselho Superior da Associação Comercial de Porto Alegre, FEDERASUL, entre outras.

Humberto também participa de maneira voluntária em diversas entidades assistenciais. Recebeu reconhecimentos pela sua atuação títulos como: Medalha João Saldanha, concedida pelo Governo do Estado, benemérito Aldeia da Fraternidade, da cidade de Porto Alegre e Hospital Espírita, entre outros condecorações. Outro segmento que o empresário é engajado é o do esporte. Foi diretor de árbitros na Federação Gaúcha de Futebol, vice-presidente de voleibol e conselheiro do Grêmio Náutico União entre outras atividades.

O Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Humberto Ruga tem como patrocinadores: Arroz Prato Fino, Shopping Total, Sicoob e Icatu Seguros.

Publicado em: 2 de maio de 2022

2 de maio de 2022