A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) através da live Papo Online, vem realizando uma série de bate-papos com os vencedores das categorias do Prêmio ACPA Paulo Vellinho, realizado em junho desse ano. Na última edição do evento, os convidados foram os ganhadores nas categorias Política e Turismo: o vice-prefeito Ricardo Gomes e o diretor corporativo da SVB PAR, Ricardo Jornada, respectivamente.

O vice-prefeito iniciou a conversa fazendo uma breve cronologia da sua trajetória profissional. Sua experiência no segmento empresarial começa através do trabalho desenvolvido no IEE (Instituto de Estudos Empresariais). Somente depois acontece a transição para a vida pública, quando se elege vereador, em 2017, defendendo os mesmos ideais que a Associação Comercial defende, ou seja, uma sociedade livre para empreender. Na sequência foi Secretário do Desenvolvimento Econômico do município, onde pediu demissão por não concordar com o encaminhamento para a Câmara de Vereadores do projeto sobre o aumento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). “Uma das minhas maiores frustações da minha curta carreira pública”, desabafou Ricardo Gomes. De acordo com o vice-prefeito, a coerência entre o que sempre acreditou e defendeu, tanto na atuação no setor privado como no público, é que o trouxe até o Prêmio ACPA Paulo Vellinho.

Já o diretor corporativo da SVB PAR, Ricardo Jornada, afirmou que a atual gestão da Prefeitura de Porto Alegre está mudando a cidade. “Tenho a certeza de que já nesse primeiro mandato você e Sebastião Melo estão desenvolvendo a cidade. Isso é evidente”, reconheceu.

Ricardo Jornada atua há de 30 anos como executivo e empresário com experiência profissional no Brasil e no exterior. Em multinacional, morou por muitos anos nos Estados Unidos trabalhando pela sua empresa. De volta ao Brasil, trabalha já há 20 anos na Construtora Goldstein atuando junto com a família proprietária do negócio, e há cinco atua no projeto Pontal, um dos negócios da construtora.

O executivo elogiou a percepção da entidade ao enquadrar o projeto na categoria Turismo. De acordo com Ricardo Jornada, muitas pessoas acham que se trata de um empreendimento imobiliário, quando na verdade a grande ambição do projeto é proporcionar ao cidadão um dia de turismo da Serra Gaúcha. “Se isso acontecer, Porto Alegre poderá assumir uma vocação que ela tem: a de colocar na sua vida essa indústria maravilhosa que é o turismo”, afirmou. “Nada disso seria possível se não houvesse uma mudança de gestão. Uma administração que permitisse o desenvolvimento da cidade, com menos burocracia e mais vontade de fazer acontecer”, complementou.

Ricardo Gomes confessou que sente um pesar por cada empreendimento que deixou de existir pela burocracia e entraves do pode público. “Eu sinto uma dor por cada empreendimento que deixou de acontecer, por que enxergamos os que aconteceram, mas não enxergamos os que deixaram de acontecer. O ato de empreender é um ato de coragem, de risco, de criatividade, de empenho. É o potencial do ser humano colocado em teste”, evidenciou.

Segundo o Diretor Corporativo da SVB PAR, as barreiras para o desenvolvimento não são só dos entes públicos. De acordo com Jornada, os gestores são escolhidos pela população e o processo de mudança é lento e gradual. “Os empreendedores que geram empregos e oportunizam um chefe de família a levar o sustento honroso para a sua casa precisam de liberdade para empreender”, afirmou. O vice-prefeito complementou afirmando que o progresso se dá por tentativa e erro. “Pessoas livres chegam a resultados diferentes, aplicando capacidades diferentes. Sei de empresários que tentaram duas, três vezes e foram ter êxito na quarta tentativa apenas”, exemplificou.

Referente ao Prêmio ACPA Paulo Vellinho, Ricardo Gomes revelou que a premiação é uma das maiores honrarias de sua vida. “Primeiro pela figura do Paulo Vellinho, pelo o que ele representou nessa formação de opinião e a história de vida dele. Segundo, por ser da Associação Comercial de Porto Alegre. Ela está fadada a ter os valores que tem”, explicou e complementou: “Esse Prêmio é o Oscar na minha carreira”, declarou.

O empresário Ricardo Jornada comentou alguns aspectos que são levados em consideração para se obter a receptividade do público a um novo empreendimento. De acordo com o executivo, tudo começa na tentativa de descobrir o que as pessoas desejam, o que as faz feliz e o que pode ser melhorado na vida delas, o que, segundo ele, não é nada fácil. Mas o mais desafiador na visão do empresário é o ato de empreender no Brasil. “É um grande desafio, por que os processos mudam junto com os governos. Não há uma continuidade das metodologias e nem melhorias”, desabafou. “Muitas vezes se começa um investimento, se despende recursos, envolve pessoas e durante esse ciclo o país muda uma, duas, três vezes. Quando não muda moeda e impostos”, complementou.

Depois de falar sobre os desafios do empreendorismo tanto no setor público como no setor privado, os convidados foram convidados a contar o que os motiva todos os dias em suas vidas profissionais. O vice-prefeito Ricardo Gomes contou que acredita nas pessoas, no potencial humano. “As pessoas quando são livres fazem o seu melhor e a sociedade melhora em resultado disso. Com um ambiente adequado, as pessoas são capazes de tudo”, revelou. Já para o diretor corporativo da SVB PAR, Ricardo Jornada trabalhar todos os dias com o objetivo de tornar a vida das pessoas melhor já é um desafio e um grande motivador. “Ter os meus compromissos diários de realizar negócios, atingir metas, ter uma agenda de reuniões produtivas é o meu motivador. Fazer o bem, se envolver com a sociedade, tudo isso me motiva”, finalizou.

O evento pode ser conferido na integra pelo YouTube e Facebook da ACPA (AssociacaoComercialDePoa).

Publicado em: 9 de setembro de 2021

9 de setembro de 2021

Metamorfose do vencedor é tema do MenuPOA

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou, no último dia 31, a [...]