.

Atendimentos gratuitos durante à pandemia ganham força

As incertezas e a ansiedade ganharam espaço com o isolamento social. Estar em casa por mais tempo, assim como em outras situações em que tudo que é demais, cansa. Por outro lado, permite vivenciar momentos que antes não eram possíveis por falta de tempo.

Para administrar os sentimentos em meio a esse turbilhão de informações é necessário, muitas vezes, o auxílio de um profissional. Caso da psicóloga Neiva Ribeiro, que está prestando atendimento durante a pandemia da COVID -19. Ela faz parte de uma das redes de solidariedade formadas neste momento de pandemia, profissionais de diversos segmentos que estão disponibilizando seu trabalho de forma gratuita para a população.

Neiva alerta para os sintomas que podem surgir por conta do isolamento social. “Este período pode gerar um comportamento mais depressivo, ansioso. Organizar a rotina com os filhos na reclusão junto com o trabalho, por exemplo, pode gerar uma série de conflitos”, diz.

Para ela, o momento é oportuno para se colocar atenção em tudo que foi postergado, como leituras, cursos à distância, aprendizado de um novo idioma e, principalmente, o bom uso da tecnologia para contatar os familiares distantes. Por meio dessas ferramentas online, explica Neiva, é possível levar a estas pessoas, mesmo que de longe, atenção e carinho de forma a reconfortá-las, sem esquecer que tudo é uma via de duas mãos.

A psicóloga aconselha manter alguns hábitos durante estes dias, que ajudarão o cérebro a fazer leituras construtivas. “Ao levantar-se, trocar de roupa como se fosse sair para rua. Também, proporcionar atividades para as crianças de acordo com a faixa etária e, se possível, permitir a participação delas de alguma forma no trabalho desenvolvido pelos pais”, aconselha Neiva Ribeiro. 

Dentro dessa rede de apoio para minimizar os efeitos do isolamento há a prática da Yoga e da meditação, que podem ser encontrados em aplicativos e sites gratuitos. São práticas milenares que, através do ensino e do controle da respiração com consciência, podem ajudar no relaxamento físico e mental, melhorando a concentração, os níveis de estresse e a ansiedade.

Outras indicações de atividades físicas podem ser encontradas através de academias. Algumas delas estão oferecendo treinos online, guiando seus seguidores com sessões personalizadas, que visam o controle da ansiedade e da depressão, além de proporcionarem alívio para dores tensionais, posturas inadequadas, controle do peso e a liberação de substâncias como endorfinas e serotoninas através de bons exercícios físicos.

Interessados no serviço de Psicologia de Neiva Ribeiro podem entrar em contato através do telefone: (51)999.545.253.