A segunda edição do MenuPOA Online, realizado na última terça-feira (16), teve como convidado o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Com o tema “POA X COVID: A LUTA PELA SÁUDE E PELA ECONOMIA”, o gestor iniciou falando sobre o combate à pandemia.

Sebastião Melo enfatizou a abertura de 600 novos leitos nos últimos 30 dias no Sistema Único de Saúde (SUS), a abertura nos finais de semana das Unidades Básicas de Saúde, e mencionou a sua recente ida à Brasília, onde se encontrou com o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para falar sobre recursos financeiros no combate a COVID-19 e o enfrentamento da pandemia na capital gaúcha.

O prefeito comentou durante o evento sobre a suspensão da cogestão. “Eu entendo que a cogestão é feita de diálogo e participação do município e governo. Não adianta um definir e o outro só executar. Isso não é cogestão”, enfatizou Melo.

Referente às finanças da cidade, o prefeito informou que a arrecadação está bem abaixo do necessário para cobrir as despesas fixas, e argumentou que esse déficit se deve à inadimplência de empresas, que não estão conseguindo cumprir com seus compromissos devido às medidas de distanciamento social causadas pela pandemia. “No ano passado, o Governo Federal apoiou, através de vários programas, a manutenção das empresas. Para esse ano ainda não tivemos notícias se haverá o apoio do Governo”, lembrou Melo.

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, enfatizou a maneira participativa que caracteriza a gestão do prefeito Sebastião Melo. “Acompanhamos o seu trabalho e a maneira ativa com a qual administra a cidade”, destacou o presidente.

Outro ponto abordado durante o evento foi a Reforma Previdenciária do município. Melo afirmou que a reforma é necessária para que haja justiça orçamentária para todos, além de destacar a importância para o equilíbrio das contas públicas. “Não é uma questão de ideologia, e sim de necessidade”, disse o prefeito.

Sobre o fechamento do comércio, Paulo Afonso Pereira ressaltou ao prefeito a presença massiva dos ambulantes nas ruas do Centro de Porto Alegre, e reclamou da decisão do Governador de fechar o comércio, pois impede os empresários regulares de trabalharem, enquanto os ambulantes continuam com suas vendas.

Ao ser questionado sobre as medidas para o enfrentamento do novo surto da pandemia o prefeito destacou algumas medidas econômicas adotadas recentemente em apoio aos empresários, como: nova janela de adesão ao parcelamento do IPTU até 31 de março, mutirão na saúde e o projeto liderado pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, para liberação de micro crédito.

Sebastião Melo finalizou o evento pedindo a união de todos nesse momento tão delicado e difícil. “Precisamos nos unir e dialogar para que possamos enfrentar da melhor forma possível essa pandemia. Juntos podemos muito mais”, concluiu o gestor.

O MenuPOA Online completo está disponível através do link:

Publicado em: 18 de março de 2021

Um Rio Grande do Sul que caminha à integridade

Evidenciando a crescente discussão acerca da temática de Integridade no [...]

De Brasília, Alexandre Garcia para o MenuPOA Online

A edição de abril do tradicional MenuPOA Online, realizado na última [...]

15 de abril de 2021

Programa para refinanciamento de dívidas é encaminhado à Câmara

O prefeito Sebastião Melo encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de [...]