A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou, no último dia 31, a edição online do seu tradicional MenuPOA. O evento marcou o início da parceria entre a entidade e a Orchestra Soluções em Gestão, que apresentará uma série de temas ligados ao segmento empresarial dentro do MenuPOA. Na primeira edição, o palestrante e escritor Marco Juarez Reichert abordou as constantes transformações, principalmente na área da tecnologia, vivenciada pela humanidade. As reflexões fazem parte do seu mais recente livro: “Metamorfose do vencedor: Os desafios de mudar ou morrer”.

Marco Juarez Reichert abordou as mudanças em que o mundo está passando. Segundo ele, não basta para o empreendedor uma pequena mudança, o mundo está em uma transformação. “É uma mudança radical, que está impactando todas as áreas de governança das empresas”, afirmou. De acordo com o autor, qualquer um consegue se inserir no mundo tecnológico, mesmo as gerações mais antigas. “Basta ter interesse e pedir auxílio de quem conhece e domina essa tecnologia”, aconselhou.

O autor faz uma reflexão ao afirmar que as mudanças acontecem independentemente da nossa vontade e traz um exemplo: a pandemia da COVID-19. Marco lembra que, antes da pandemia, os aplicativos de videoconferência não eram muito usados e hoje não são mais uma novidade, pois o distanciamento fez com que as pessoas descobrissem o uso dessa ferramenta.

Ao fazer uma breve cronologia dos acontecimentos mais relevantes na história do desenvolvimento humano e da economia global, o autor mostra que as transformações estão acontecendo cada vez mais de forma acelerada, ou seja, em um curto espaço de tempo.

Para o palestrante, um futuro não tão distante bate à porta. Marco exemplificou com o recente anúncio da fabricante automobilística alemã Audi, que informou o cancelamento, a partir de 2026, de novos modelos com motores de combustão e paralisará completamente a produção desses veículos em 2033.

De acordo com ele, as empresas precisam ter uma comunicação alinhada e conectada com o que ela propõe em sua relação com o consumidor. “As empresas precisam ter um sistema que, independente do dispositivo que o cliente acione, o seu contato fique armazenado em um único local, ao acesso de todos responsáveis pelo setor, evitando deixar o cliente desassistido”, exemplificou.

Um outro aspecto abordado pelo autor são as profissões duradouras. Segundo Marco, são as profissões que lidam com o lado afetivo, cognitivo, como cuidadores, profissionais de saúde, coachs e diplomatas. “Profissões em que as máquinas não irão conseguir substituir a mão de obra humana”, destacou.

Ao finalizar a sua exposição, o escritor dá um conselho: “Pensem no seu marketing. As marcas têm que se identificar com o seu aspecto humano e respeitar a diversidade. As marcas vão além da proposta de valor”, aconselhou Marco Juarez Reichert.

O evento pode ser conferido na integra pelo YouTube e Facebook da ACPA (AssociacaoComercialDePoa).

Publicado em: 9 de setembro de 2021

Agraciados do Prêmio ACPA Paulo Vellinho participam do Papo Online

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) através da live Papo Online, [...]

9 de setembro de 2021