A alta carga tributária que o empresário paga para poder exercer sua atividade é absurda. Como se não bastasse, em 2019 foi aprovado pela Câmara Municipal de Porto Alegre o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que poderá alcançar um percentual na ordem de 200% nos próximos cinco anos.

Trata-se de um aumento despropositado e irreal, que vai atingir toda a sociedade como também milhares de empresas, que já estão passando por um momento de extrema dificuldade, o qual se gravará devido à pandemia.

Infelizmente, nossos políticos, muitas vezes, não têm a empatia necessária para entender a situação que a sociedade está passando, enfrentando altos níveis de desemprego e com dificuldades de manter suas famílias. O comércio é um exemplo: cada vez mais pressionado com a redução de suas vendas, diminuindo equipes de trabalho e acossado com o aumento da carga tributária, que bate a suas portas.

Retorno a esse assunto já um tanto adormecido devido à sua relevância. Teremos outros reajustes pela frente, e a Associação Comercial de Porto Alegre vai continuar trabalhando pelas próximas batalhas.

Cláudio Peña – Diretor da Associação Comercial de Porto Alegre

Publicado em: 9 de julho de 2020

6 de agosto de 2020

Paulo Afonso Pereira é reconduzido à presidência da ACPA