Nossa entidade completou 163 anos no último dia 14. Que orgulho! Fundada em 1858, na Praça do Comércio, em 1918 passa a se chamar Associação Comercial de Porto Alegre e é declarada de utilidade pública.

As Praças do Comércio, que depois viraram Associações Comerciais, surgiram com o objetivo de defender os interesses do setor, incentivar e apoiar o seu desenvolvimento, assumindo o papel de entidade representativa. Por isso, celebrar os 163 anos da ACPA ganha mais sentido ainda quando paramos e pensamos no que a entidade tem feito por seus associados e pela economia da cidade. Muito trabalho envolvendo diálogo com os gestores públicos, empresários e associados. Nossas manifestações públicas vêm sempre no sentido de apoiar e influenciar as tomadas de decisões de modo que resultem em medidas equilibradas entre saúde e economia.

Temos muito a fazer, no entanto. O ano começou apresentando novos desafios, mas origens já conhecidas: falta de comprometimento e de respeito de parte da sociedade com o momento delicado em que estamos vivendo, piora no número de pessoas contaminadas pela COVID-19 e, consequentemente, aumento no número de leitos ocupados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), acarretando na lotação dos hospitais.

Precisamos da conscientização, esforço, comprometimento e respeito de todos para que o cenário epidemiológico melhore, para que possamos manter a economia crescendo, comércio e serviços funcionando e a saúde de todos assegurada. Não é momento de relaxar com os cuidados. É possível e preciso conciliar a manutenção das atividades econômicas com a preservação de vidas.

Contamos com o apoio de todos, e a consciência para que isso comece em cada um de nós.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2021

Remodelação do Centro Histórico em pauta

Durante almoço realizado no Palácio do Comércio, sede da Associação [...]

13 de maio de 2021