Presidente da ACPA participa de programa na TV Band

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, participou do programa Rio Grande Que Dá Certo, exibido pela TV Band aos sábados. com apresentação do jornalista Oziris Marins. O presidente abordou sobre o atual cenário para um dos setores mais atingidos pela pandemia e isolamento social, o comércio e o ramo de prestadores de serviço.

Na análise de Paulo Afonso, as empresas estão tendo uma grande perda com a falta de faturamento, redução nos valores de capital de giro e no pagamento de todas as responsabilidades que uma empresa tem durante o mês, fazendo com que algumas delas, lamentavelmente, não retornem à sua atividade. O empresário lembra ainda que o cenário atinge a pequena e a média empresa, mas as de grande porte, consequentemente, possuem responsabilidades maiores. “Mais de 90% das empresas são médias e pequenas, sem contar uma boa parcela de microempresas”, ressaltou.

Segundo Paulo Afonso, o crescimento das vendas online foi percebido pelos empresários como uma forma de continuar com as vendas e de expandir o negócio para a web. O presidente fala ainda que as mudanças continuarão já que o mundo não será mais o mesmo no pós-pandemia. “As empresas aprenderam que, através do home office. podem administrar suas empresas e sentiram a redução de custos neste período. Embora as pessoas estejam em casa recebendo seus salários, houve uma redução de custos”.

Além da análise sobre o cenário empresarial em meio à pandemia, o presidente destacou as ações desenvolvidas pela entidade que visam apoiar a retomada da atividade empresarial. Entre as ações estão a campanha “Abertura da Economia: Com Responsabilidade, dá!”. “O movimento surgiu por entendermos que o momento pede equilíbrio para a sobrevivência das empresas”, destacou.

Os vídeos institucionais disponibilizados nas redes sociais da entidade também foram abordados pelo presidente, que completou: “além dos vídeos, esclarecemos dúvidas pontuais ao empreendedor”.

Ainda sobre as ações da ACPA, Paulo Afonso Pereira ressaltou as três bandeiras defendidas pela Associação: a mitigação dos tributos, a flexibilização para a abertura do comércio e os critérios para o funcionamento de determinados estabelecimentos e outros não.

O programa pode ser conferido na integra pelo https://youtu.be/vghEbiIzg8A