A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) realizou a primeira edição online do seu tradicional evento, o MenuPOA, nesta quinta-feira (25), com a participação do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Márcio Bins Ely. O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, fez a mediação do evento, que teve a participação dos vice-presidentes da entidade Eduardo Oltramari e Cláudio Zaffari.
O enfrentamento da pandemia e o Plano Diretor de Porto Alegre foram os assuntos predominantes do evento. Referente ao enfrentamento da pandemia o parlamentar enfatizou que, no mês de janeiro, houve um repasse de R$7,1 milhões e ainda neste mês mais R$800 mil, totalizando quase R$8 milhões que o Legislativo aportou ao executivo para que esses recursos possam ser utilizados no enfrentamento da pandemia. Márcio adiantou que está na agenda da Câmara trâmites para a aquisição da vacina.
Ainda sobre a pandemia, o presidente da ACPA fez um resgate do apoio que o Governo Federal deu a empresários e cidadãos. “No ano passado, quando a pandemia chegou, somente o Governo Federal fez aportes para auxiliar as empresas e o cidadão repassando bilhões para o Estados e a criação do Auxílio Emergencial. Faço essa referência por que nem o Governo Estadual, nem Governo Municipal fizeram qualquer tipo de aporte, nem mitigação de impostos”, enfatizou o presidente.
Outro ponto abordado durante o evento foi o Plano Diretor da capital. O vice-presidente, Cláudio Zaffari, introduziu o assunto destacando sua relevância para a cidade. “O Plano Diretor é uma oportunidade de revisar as expectativas da cidade, de registrarmos, corrigirmos e consolidar normas, discutirmos um pouco o futuro da cidade. Hoje, cada vez mais temos acesso às experiências de outras cidades, que nos ajudam a enxergar o mundo um pouco diferente. Porto Alegre tem as suas características com mais de uma realidade e necessidades diferentes”, disse Cláudio. O empresário considera que será um “belo desafio”.
Márcio Bins Ely mencionou que a última revisão do Plano Diretor foi em 2010, e lembrou de algumas obras que contribuíram para o desenvolvimento da capital. “Lembro quando o Shopping Total liberou a ligação com a Rua Santo Antônio e permitiu a liberação do fluxo”, relembrou, complementando: “Como a prefeitura não tem recursos, ela acaba se socorrendo da legislação para, através dessas ações de contrapartida, possamos estruturar e qualificar o espaço urbano”, finalizou.
O presidente da Câmara lembrou de outras obras realizadas que contribuíram para que a cidade tivesse continuidade em seu desenvolvimento. Entre as benfeitorias estão o “X” da rodoviária, o viaduto da Pinheiro Borba, as passagens de nível ao longo da Avenida Perimetral e a passagem da Avenida Leonel Brizola.
O parlamentar reforçou a importância de estar contemplado no Plano Diretor o cuidado e respeito ao patrimônio cultural e edificado da cidade.
Confira na integra a live através do Facebook ou YouTube da Associação Comercial de Porto Alegre.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2021

Remodelação do Centro Histórico em pauta

Durante almoço realizado no Palácio do Comércio, sede da Associação [...]

13 de maio de 2021