Programa de Transformação do RS

O QUE É ESSA “TAL” DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

É uma mudança estrutural que inicia com o entendimento dos líderes sobre o futuro dos negócios, a evolução dos processos internos e os novos modelos de operação na Era do Consumidor conectado. Passa por um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para aumentar seu alcance, melhorar o desempenho e assim, obter RESULTADOS melhores.

Os Líderes de negócios precisam estar preparados para trabalhar nesse ambiente dinâmico e em constante evolução. É preciso que as empresas tenham flexibilidade para poderem se reinventarem constantemente, desenvolvendo atributos como capacidade de colaboração, transparência, velocidade, protagonismo e abertura ao novo. Trata-se, portanto, de uma mudança cultural, indispensável para tornar a transformação digital uma realidade.

Por este motivo, o Instituto da Transformação Digital firmou um convênio com a Associação Comercial de Porto Alegre, para desenvolver um projeto para transformar as empresas associadas.

Conheça o programa que irá transformar nosso estado:

PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DO RS

OBJETIVOS:

IMPLEMENTAR a Transformação Digital e Inovação, em toda cadeia de negócios do estado do Rio Grande do Sul,

PREPARAR 10 mil empresas (+ de 30 mil profissionais) para atuarem de forma eficiente nos novos modelos de negócios impostos pela Transformação Digital em curso no mundo,

CAPACITAR 100.000 pessoas para as novas oportunidades do mercado de trabalho, com treinamento em ferramentas digitais,

CRIAR um Ecossistema inovador e criativo, transformando toda a Cadeia de Valor do estado (cidades, entidades, empresas e comunidades).

O PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DO RS, será realizado em dez etapas:

  1. Montagem dos grupos de trabalho por segmento

Cada empresa participante do Programa poderá incluir até 03 pessoas para participar das atividades,

  1. Estudo de Maturidade Digital

O advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus públicos.

Para compreender e mapear este cenário de mudança, o ITD – Instituto da Transformação Digital, desenvolve estudos sobre a maturidade digital das empresas no mundo todo.

O objetivo do Estudo de Maturidade Digital é fornecer informações aos principais executivos e líderes empresariais sobre a importância da Transformação Digital para seus negócios.

Com base na análise de comportamento do consumidor e ferramentas de inteligência digital, o estudo identifica o nível de desenvolvimento num ambiente extremamente competitivo e que exige muita inovação para que se perpetuem no mercado, além de apontar oportunidades para aprimorar a comunicação das empresas com seus consumidores.

Obs.: O estudo será realizado em 10 mil empresas de todos os segmentos e portes.

  1. Apresentação do Estudo de Maturidade Digital

O estudo será apresentado em nove regiões, onde o programa será desenvolvido. Nesse evento serão apresentados os resultados, onde são detalhados os 25 itens levados em consideração na análise de Maturidade Digital das empresas participantes do programa.

Esses itens são baseados no elemento principal da Transformação Digital, que é a EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR.

Dessa forma, empresários e gestores, passam a compreender a lógica da Jornada do Consumidor e, a partir desse entendimento, tem total condições de passar a etapa de montagem do grupo de trabalho para implementar seu projeto de Transformação Digital, de forma eficiente e Lucrativa.

4/5. Programa de Líderes

Nesses encontros, exclusivo para empresários, será possível entender todo o processo de Inovação e Transformação Digital, que acontece nas corporações mais bem sucedidas e como esse processo deve ser implementado nas suas prefeituras, entidades e empresas, visando obter vantagens competitivas no seu mercado.

O Programa de Líderes é dividido em três encontros (total de 12 horas):

GESTÃO DE PESSOAS

Conhecer a cultura organizacional da empresa,

Identificar na equipe, traços dos profissionais capazes e preparados para os desafios do novo milênio,

Garantir uma gestão eficaz de mudança nos processos de transformação digital.

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Comparar os PA – Processo Analógicos do passado com o PD – Processos Digitais da atualidade,

Estimular os líderes e gestores a promoverem Inovação no ambiente corporativo para transformar prefeituras, entidades e empresa para serem mais competitivas e eficientes

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA

Apresentar os recursos das principais ferramentas de Inteligência Digital do mercado, para que os executivos tenham pleno conhecimento de como ampliar os negócios de forma mais eficiente.

  1. Workshop para equipes

O objetivo desse workshop é, de forma prática, EXPLORAR a lógica do pensamento digital, a partir da construção de cenários de negócios, visando TRANSMITIR novos conhecimentos, contribuindo para que os gestores saibam RECONHECER e AVALIAR as possibilidades que o mundo digital oferece às empresas.

O workshop é voltado para gerentes, analistas e equipes, interessados em aprofundar conhecimentos sobre a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, com foco na melhoria dos seus processos e na geração de negócios para suas corporações.

Com uma linguagem de fácil assimilação, essa capacitação objetiva colocar na pauta dos profissionais, informações importantes sobre como será implementada a Transformação Digital na sua empresa.

O workshop “Transformação Digital” é baseado em três pilares fundamentais:

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Comparar os PA – Processo Analógicos do passado com o PD – Processos Digitais da atualidade e Estimular os líderes e gestores a promoverem Inovação no ambiente corporativo para transformar prefeituras, entidades e empresas para serem mais competitivas e eficientes.

COMUNICAÇÃO ON + OFFLINE

Entender os diversos canais e plataformas de comunicação e quais as possibilidades de ações integradas nesses ambientes, com melhores resultados.

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA DIGITAL

Conhecer o potencial de negócios através de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão estratégica.

  1. Programa de capacitação

O objetivo desse programa é realizar diversos cursos de capacitação, que permita incluir o grupo 05 no mercado de trabalho, e em atividades com enorme potencial de crescimento no número de oportunidades e que possui poucos profissionais especializados.

Dessa forma, esse Grupo, irá obter renda através da inclusão social, de forma sustentável e irá suprir uma grande carência das empresas participantes do Programa de Transformação Digital em curso.

Esse programa irá atingir 100 cidades e 10 mil empresas, participantes, suprindo 100% da necessidade do mercado atual e nos próximos anos, atingindo um total de 100 mil pessoas capacitadas no período de doze meses.

O Programa de Capacitação é dividido em quatro etapas:

7.1  MENTORIA para o Futuro!

Jovens de 12 a 14 anos de idade

7.2  ALFABETIZAÇÃO Digital

Jovens de 14 a 16 anos de idade

  •  DIGITALIZAÇÃO Profissionalizante

       Jovens de 16 a 18 anos de idade

7.4  INSERÇÃO no mercado de trabalho

 Jovens de 17 a 18 anos de idade

  1. Consultoria Evolutiva

Nessa etapa, o ITD fará o acompanhamento do programa para avaliação da implementação e ajustes nos processos internos das prefeituras, entidades e empresas participantes do Programa.

A cada dois meses, será emitido relatórios com análises da evolução do ranking de Maturidade Digital com avaliações das soluções propostas e os resultados atingidos, sendo apresentados em reuniões nas cidades-sede das regiões definidas no Programa.

Os encontros irão abordar os seguintes tópicos:

  1. Road Show da Transformação

Seis meses após a realização do estudo de Maturidade Digital, o ITD irá promover eventos regionais, para apresentar os resultados das empresas participantes do programa.

O Road show da Transformação irá reunir alguns dos maiores especialistas do Brasil, para debater sobre as principais novidades do mundo dos negócios, como Inteligência Artificial, Blockchain, Inteligência de Dados, Economia Criativa, Inovação e vários temas de interesse do mundo empresarial.

Será o momento ideal, para que todos possam trocar experiências sobre a evolução dos seus negócios, a partir da metodologia de transformação digital, desenvolvida pelo ITD e implementada nesse Programa.

  1. 2ª EDIÇÃO Estudo de Maturidade Digital

Um ano após a realização do estudo de Maturidade Digital, e a consultoria evolutiva do ITD, será possível medir a situação de todas as empresas participantes do programa.

O crescimento sustentável e eficiente das prefeituras, entidades e empresas, no ambiente digital, irá permitir que seus líderes tenham a clara percepção, do quanto a transformação digital mudou os rumos das suas atividades.

RESUMO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PARA AS EMPRESAS ASSOCIADAS A ACPA

  • ESTUDO DE MATURIDADE DIGITAL
  • PROGRAMA DE LÍDERES – capacitação para proprietários

A partir de três encontros presenciais e personalizados, os especialistas do ITD, irão esclarecer todas as dúvidas dos empresários, gestores e líderes das empresas.

Nesses encontros, os empresários, entenderão todo o processo de Inovação e Transformação Digital, que acontece nas corporações mais bem-sucedidas e como esse processo deve ser implementado nas suas empresas, visando obter vantagens competitivas no seu mercado.

O Programa de Líderes é dividido em três encontros (total de 12 horas):

GESTÃO DE PESSOAS

Conhecer a cultura organizacional da empresa,

Identificar na equipe, traços dos profissionais capazes e preparados para os desafios do novo milênio,

Garantir uma gestão eficaz de mudança nos processos de transformação digital.

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Comparar os PTA – Processo Tradicionais Analógicos do passado com o PDA – Processos Digitais da Atualidade,

Estimular os líderes e gestores a promoverem Inovação no ambiente corporativo para transformar a empresa para ser mais competitiva e eficiente.

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA

Apresentar os recursos das principais ferramentas de Inteligência Digital do mercado, para que os executivos tenham pleno conhecimento de como ampliar os negócios de forma mais eficiente.

  • WORKSHOP PARA EQUIPES INTERNAS (03 encontros)

O objetivo desse workshop é, de forma prática, EXPLORAR a lógica do pensamento digital, a partir da construção de cenários de negócios, visando TRANSMITIR novos conhecimentos, contribuindo para que os gestores saibam RECONHECER e AVALIAR as possibilidades que o mundo digital oferece às empresas.

O workshop é voltado para gerentes, analistas e equipes, interessados em aprofundar conhecimentos sobre a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, com foco na melhoria dos seus processos e na geração de negócios para suas corporações.

Com uma linguagem de fácil assimilação, essa capacitação objetiva colocar na pauta dos profissionais, informações importantes sobre como será implementada a Transformação Digital na sua empresa.

O workshop “Transformação Digital” é baseado em três pilares fundamentais:

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Comparar os PA – Processo Analógicos do passado com o PD – Processos Digitais da atualidade e estimular os líderes e gestores a promoverem Inovação no ambiente corporativo para transformar prefeituras, entidades e empresas para serem mais competitivas e eficientes.

COMUNICAÇÃO ON+OFFLINE

Entender os diversos canais de comunicação Offline e Online e quais as possibilidades de ações integradas nesses ambientes, com melhores resultados.

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA DIGITAL

Conhecer o potencial de negócios através de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão estratégica.

ÍNDICE DE INTELIGÊNCIA DIGITAL DAS EMPRESAS DO RS

9,1 %

Do total de 25 mil pontos de ID possíveis, as 500 empresas do RS, participantes desse estudo, atingiram apenas 2.275 pontos.

  • CONSULTORIA DE PRESENÇA DIGITAL

Nessa etapa, o ITD fará o acompanhamento do programa para avaliação da implementação e ajustes nos processos internos.

A cada dois meses, será emitido relatórios com análises da evolução do ranking de Maturidade Digital com avaliações das soluções propostas e os resultados atingidos.

Os encontros irão abordar os seguintes tópicos:

Mês 05: INTELIGÊNCIA DIGITAL

ACOMPANHAR a implementação e MEDIR os resultados das ferramentas de ID incluídas no site das empresas.

Mês 07: PRESENÇA DIGITAL

MEDIR o crescimento na audiência do site, o posicionamento nas redes sociais e demais plataformas digitais de acordo com o segmento do negócio.

Mês 09: COMUNICAÇÃO

AVALIAR os resultados das ferramentas de comunicação implementadas.

Mês 11: PUBLICIDADE

ANALISAR os resultados das campanhas e plataformas utilizadas.

  • REVISÃO DO ESTUDO DE MATURIDADE DIGITAL

Um ano após a realização do estudo de Maturidade Digital, e a consultoria evolutiva do ITD, será possível medir a situação de todas as empresas participantes do programa.

O crescimento sustentável e eficiente da empresa, no ambiente digital, irá permitir que seus líderes tenham a clara percepção, do quanto a transformação digital mudou os rumos dos seus negócios.

  • BANCO DE DADOS

A empresa participante do Programa dará direito a acesso a banco de dados de mão de obra qualificada (100 mil pessoas capacitadas pelo ITD).

Preencha o pré-formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1zSHXE8nnRTQ5pIb1AKa8jbWxXhhkfbkNoBr4c1YL14k/viewform?edit_requested=true