Sicoob Credicapital abre escritório no Palácio do Comércio

A cooperativa de crédito Sicoob de Cascavel (PR) – ligada ao Sicoob, maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil –  inaugurou no início de fevereiro um escritório no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), no Centro Histórico. Os associados da entidade terão taxas diferenciadas nos produtos oferecidos.

Na capital gaúcha, o projeto de expansão prevê a abertura de cinco pontos de atendimento até o final do ano. Em outubro a instituição abriu sua primeira agência, na avenida Carlos Gomes, oferecendo todos os serviços bancários.

De acordo com o gerente regional Charles Krahl, a cooperativa adotou o nome de Sicoob Credicapital, já que sua atuação vai além da cidade paranaense onde surgiu. O projeto é expandir a atuação no Rio Grande do Sul e, paralelamente, avançar também em São Paulo.

Entre o final de março e o início de abril, a Sicoob Credicapital vai abrir uma agência na Zona Norte da Capital. E, ainda em 2020, outros dois pontos, um na Zona Sul e outro no bairro Menino Deus. Krahl avalia que há muito espaço para a atuação do Sicoob Credicapital no Rio Grande do Sul. Além de ampliar a atuação em Porto Alegre, nos próximos anos a ideia é expandir também para o interior do Estado.

O gerente regional do Sicoob observa que a receptividade foi muito boa nos primeiros meses de atuação, especialmente no público de pessoas jurídicas. Em Porto Alegre, o Sicoob já conta com 130 associados, em quatro meses de atuação.

Além do Rio Grande do Sul, a ideia é avançar em São Paulo. “Já conseguimos a licença do Banco Central para atuar em cinco cidades paulistas. Vamos ter que nos dividir para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, diz. Assim, o Sicoob Credicapital atuará no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A cooperativa de crédito começou suas atividades em 2001, dentro da Associação Comercial de Cascavel, a partir da reunião de um grupo de empresários ligados ao ramo de informática, sendo homologada em 2003. A operação começou, de fato, em 2004, quando se associou ao Sicoob e abriu sua primeira agência.

Em pouco mais de 15 anos de atuação, o Sicoob Credicapital avançou de R$ 2 milhões em ativos administrados, em 2004 quando surgiu, para mais de R$ 1 bilhão, no fim do ano passado, quando tinha mais de 35 mil cooperados. No sistema de cooperativa de crédito, quem abre uma conta é considerado um associado. Em 2019, a cooperativa distribuiu R$ 7 milhões em sobras (o equivalente ao lucro).

Com informações da matéria de Osni Machado/Jornal do Comércio

Foto: Nicolas Chidem/JC