No último dia 26, aconteceu uma live especial promovida pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) em parceria com a Orchestra Soluções em Gestão com o tema: “Os Desafios de Sucessão da Empresa Familiar no Mundo 4.0”.

A abertura foi feita pelo vice-presidente de capacitação da ACPA, Paulo Presser, e a mediação foi realizada pelo presidente da Orchestra, Telmo Schoeler.

Telmo iniciou o bate-papo apresentando o dado de uma pesquisa mundial, na qual o resultado revelou que 70% das empresas familiares não sobrevivem a segunda geração da família.

Susana Helena Campos, administradora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, uma das convidadas para o bate-papo, salientou que o encerramento de um ciclo é difícil para o ser humano, por isso a importância de se fazer o planejamento, ter tempo para amadurecer e ao mesmo tempo alinhar questões mais práticas.

Susana enfatizou ainda três pontos de atenção no processo sucessório: preparação do sucessor, a questão emocional do sucedido e a finitude de um ciclo. “São elementos que precisam de atenção e estar bem definidos no processo de sucessão”, destacou.

Para a Alessandra Bonilha, advogada em Direito Empresarial e convidada para a live, o negócio vai bem se a família vai bem. “É preciso comunicação e diálogo. Não tem como falar em sucessão sem dialogar”, afirmou.

Ainda de acordo com Alessandra é importante que a liderança envolvida no processo de sucessão faça algumas perguntas, como: “será que tenho um sucessor na minha família?” “Será que há alguém na família capaz de suceder o meu negócio?”

As especialistas Susana Helena Campos e Alessandra Bonilha afirmam que o processo de sucessão ou, ao menos, o planejamento desta deve ser iniciado o mais breve possível. “Os impactos jurídicos precisam também ser levados em consideração, como situação matrimonial dos envolvidos, processos de divórcio em andamento, falecimento do sucessor e sucedido, entre outras situações”, analisou Alessandra.

O evento na íntegra está disponível no YouTube da Associação Comercial de Porto Alegre.

Publicado em: 5 de novembro de 2021

Compartilhar:

Recomendados:

24 de janeiro de 2022

Conversas com Especialistas

♦ Workshop gratuito ♦ EVENTO PRESENCIAL Data: 10/02/2022 – [...]


Ler mais
24 de janeiro de 2022

P@po Online

♦ Evento com participação gratuita ♦ 27/01 – das 13h às 14h :: [...]


Ler mais
23 de dezembro de 2021

ACPA encerra calendário de eventos 2021

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) finalizou o seu calendário de [...]


Ler mais