A empresária Suzana Vellinho tomou posse nesta quinta-feira (28/04) como presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Junto com seus vice-presidentes e diretores, ela recebeu seus convidados para um coquetel, que antecedeu a cerimônia de posse no Salão Nobre no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial.

O então presidente da entidade, Paulo Afonso Pereira, ao entregar o cargo a Suzana, expressou sua gratidão a todos que estiveram a seu lado em sua trajetória à frente da entidade. “Gratidão ao Conselho Superior da Associação Comercial de Porto Alegre, que me conduziu à presidência por três gestões. Gratidão às três diretorias com quem trabalhei neste período. Gratidão aos associados, razão da existência da entidade. Gratidão ao corpo funcional e seu trabalho em equipe. Gratidão à minha amiga e vice-presidente Suzana Vellinho Englert por ter aceitado me suceder na presidência da ACPA. Por fim, gratidão pelo apoio em todos os momentos da minha família, minha esposa Mara Meurer, minhas filhas, genros e netos”, enfatizou.

Ainda em sua fala, Pereira destacou os diversos acontecimentos e conquistas ocorridos durante a sua gestão, entre estas a criação do MenuPOA, o protagonismo à frente do PAC Turismo, onde R$ 60 milhões estavam disponíveis para custear parte da construção de um Centro de Eventos, e a criação de núcleos empresariais com o objetivo de estimular o desenvolvimento das pequenas e microempresas. “A parceria entre a ACPA e a Rede dos Afro Empreendedores do Rio Grande do Sul é outro projeto desenvolvido que destaco. O objetivo da parceria é o de ajudar a comunidade negra de baixa renda através de qualificação para que possam ter a oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou para empreender. O apoio é através de cursos, orientações e mentorias em diversas áreas. Hoje, estamos capacitando 30 pessoas”, destacou.

Ao finalizar sua fala, o empresário revelou que fará parte do Conselho Superior da ACPA e integrará como vice-presidente a nova gestão.

Suzana Vellinho é a primeira mulher a presidir a entidade em 164 anos. Em sua fala já como presidente da entidade, Suzana relembrou os aprendizados de seu pai, Paulo Vellinho, e de seu avô paterno, José Moraes Vellinho, ambos inspirações para iniciar a sua trajetória empresarial. “Aprendia com eles ouvindo seus desafios, agruras e conquistas. Eu ainda menina e depois mulher, e eles, já homens grandes e importantes, tinham a humildade e paciência de responder as minhas questões. Assim, tornaram-se cúmplices da minha formação. Injetaram no meu DNA o gosto pela vida empresarial”, referiu.

“Assumo a ACPA com um time de vice-presidentes e diretores, profissionais fortes e reconhecidos, com o propósito de ampliar o quadro associativo, gerar novos negócios, fortalecer a sustentabilidade desta entidade e incrementar relacionamentos empresariais e institucionais”, declarou Suzana. A empresária complementou: “Vamos juntos transformar os comerciantes e prestadores de serviços da nossa Porto Alegre em protagonistas da sua própria transformação. Do grande ao pequeno. Porque o comércio, a prestação de serviços, bem como o agronegócio e a indústria, são os vetores que, produzindo riqueza, geram a esperança de um horizonte promissor para todos”.

A cerimônia de posse está disponível nos canais da entidade no YouTube e Facebook, Clique aqui para assistir.

Confira a composição da nova gestão, biênio 2022/2024:

Vice-presidentes

Paulo Fernando Presser

Consultor

Igor Cavaca

Confira a galeria de fotos da Diretoria

Publicado em: 2 de maio de 2022

2 de maio de 2022

ACPA premia vencedores na 2° edição do Prêmio Paulo Vellinho. Cerimônia aconteceu de forma híbrida na noite da terça-feira (19/04).

A Associação Comercial de Porto Alegre promoveu a cerimônia de premiação da [...]

28 de março de 2022

PIRAHY Alimentos apresenta sua história e projetos sociais no MENUPOA